top of page
Quem somos
Logotipo Ursana Filmes (Branco)
BLVD _rafaelaurbanin-103.jpg

Fundada em 2022, na cidade de Belo Horizonte, Brasil, a Ursana Filmes é formada pelos cineastas Antonio Pedroni e Matheus Moura e conta com diversos curta-metragens em seu portfólio, produzidos no Brasil e em Cuba.

 

Em fase de distribuição estão À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (Matheus Moura, 2024, Brasil), selecionado para festivais como o 33º Festival Curta Cinema e 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Kinoforum, MATAR A UM HOMEM (Orlando Mora Cabrera, Inédito, Cuba), selecionado para o painel Cuba en Corto, no Short Film Market, do Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, BABILÔNIA (Duda Gambogi, 2024, Cuba/Brasil), selecionado para o 54º Warsaw Film Festival, CANCIONES PARA MORIR EN LA HABANA (María Salafranca, Inédito, Cuba) e ANBA DLO (Luiza Calagian e Rosa Caldeira, Inédito, Cuba, Brasil, Haiti.

 

Em fase de finalização, estão os curtas BOULEVARD ARRUDAS (Matheus Moura) e NOSSO AMIGO ROMÁRIO (Antonio Pedroni).

Em fase de produção e com previsão de estreia para 2025, está o curta-metragem PARTIDA DE TÊNIS (Meibe Rodrigues).

 

Com financiamento garantido após serem selecionados pela Lei Paulo Gustavo e com previsão de produção em 2025, estão DEVOLVA-ME PARA GILBERTO (Matheus Moura) e UMA (Antonio Pedroni).


O projeto de longa-metragem O RECADO DO FOGO (Mariana de Melo), uma parceria entre as produtoras de cinema belo-horizontinas Piranha Filmes e Ursana Filmes, participou do Laboratório 17º Nuevas Miradas e ganhou como prêmio o passe direto para o Taller Líneas Argumentales do Cine Qua Non Lab.

Antonio Pedroni
Antonio Pedroni

Sócio-Fundador

Produtor, Diretor e Roteirista

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciado na especialidade de produção na EICTV, em Cuba. Foi participante como Bammer no BAM - Bogotá Audiovisual Market 2023 com o longa-metragem colombiano LA ROCA NEGRA QUE SIEMPRE ESTUVO AQUÍ. Co-produz o longa-metragem em desenvolvimento O RECADO DO FOGO (Piranha Filmes e Ursana Filmes), selecionado para o 17º Nuevas Miradas e ganhador do prêmio Líneas Argumentales do Cine Qua Non Lab 2024 e produz o longa-metragem PASSAPORTE PATAXÓ (Ursana Filmes), selecionado para o FilmAfro Cartagena 2023 (Prêmio Bolívia Lab - Rally Pitch), atualmente na última fase do Lab APAN Negras Narrativas 2024 e no e no 2º Foro de Animación Latinoamericana y Caribeña.

 

DITADURA ROXA (2020), primeiro curta-metragem e trabalho de conclusão de curso, foi selecionado em mais de 100 festivais nacionais e internacionais. O curta foi exibido na TV aberta pela Rede Minas e foi adquirido pela plataforma de streaming Cardume Curtas.

 

Seu segundo curta-metragem, À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (2024), uma coprodução Brasil-Cuba, estreou no 33º Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e foi selecionado no 47º Festival Guarnicê de Cinema, no 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Kinoforum e outros.

 

Produtor do curta-metragem NUNCA PENSEI QUE SERIA ASSIM (Meibe Rodrigues, 2022), exibido e premiado em grandes festivais nacionais, como o 29º Festival de Cinema de Vitória, 46º Festival Guarnicê de Cinema, 25º FestCurtas BH e outros. Produziu também os curtas-metragens BABILONIA (Duda Gambogi, 2024), com estreia no 64º Krakow Film Festival e com seleção no 22º BOGOSHORTS, MATAR A UN HOMBRE (Orlando Mora Cabrera), selecionado para o 26º LALEEF e para o ÍCARO - Festival Internacional de Cinema da América Central, CANCIONES PARA MORIR EN LA HABANA (María Salafranca) e ANBA DLO (Luiza Calagian e Rosa Caldeira), ambos com previsão de estreia em 2025.

Produtor Executivo de SEM BRAVA (Montívia). O curta foi financiado através do edital BH Nas Telas 2022 e está em processo de finalização.

Diretor de Produção de CELEBRAI (Maick Hannder). Produzido por Bruno Greco e Jacson Dias, parceiros da Ponta de Anzol, o curta está em processo de finalização. Assina, também, a Direção de Produção de MADORNA (Higor Gomes), também da Ponta de Anzol.

Diretor de Produção de DESEJO É O NOME DO HOMEM QUE EU AMO (Lea Monteiro), longa metragem da Girolando Filmes, produzido por Bruno Greco e Jacson Dias.

Atualmente, como Produtor, desenvolve o curta UMA (Antonio Pedroni), selecionado pela Lei Paulo Gustavo Belo Horizonte, PARTIDA DE TÊNIS (Meibe Rodrigues), e como Diretor, desenvolve os curtas DEVOLVA-ME PARA GILBERTO, selecionado pela Lei Paulo Gustavo Minas Gerais.

 

Recentemente filmou o curta-metragem BOULEVARD ARRUDAS, que está em pós-produção e com previsão de estreia para 2025.

 

É associado da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e sócio-fundador da produtora URSANA FILMES

É bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Técnico em Teatro, também pela PUC-MG. Nascido, criado e residente de Belo Horizonte, Minas Gerais, com um pé em Lagoa Santa.

Assina a Produção Executiva e a Preparação de Elenco de À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS (Matheus Moura). O curta estreou no 33º Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e foi selecionado no 47º Festival Guarnicê de Cinema, no Bonito CineSur 2024 e no 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Kinoforum.

Produtor e Produtor Executivo de BOULEVARD ARRUDAS (Matheus Moura). O curta foi financiado através do edital BH Nas Telas 2023 e está em processo de finalização.

Diretor, Roteirista e Produtor de NOSSO AMIGO ROMÁRIO. O curta foi financiado através do edital da Lei Paulo Gustavo - Lagoa Santa. e também está em processo de finalização.

 

Produtor Executivo de SEM BRAVA (Montívia). O curta foi financiado através do edital BH Nas Telas 2022 e está em processo de finalização.

Diretor de Produção de CELEBRAI (Maick Hannder). Produzido por Bruno Greco e Jacson Dias, parceiros da Ponta de Anzol, o curta está em processo de finalização. Assina, ainda, a Assistência de Produção de MADORNA (Higor Gomes), também da Ponta de Anzol.

Diretor de Produção de DESEJO É O NOME DO HOMEM QUE EU AMO (Lea Monteiro), longa metragem da Girolando Filmes, produzido por Bruno Greco e Jacson Dias.

Atualmente, como Diretor, Roteirista e Produtor, desenvolve o curta UMA, selecionado pela Lei Paulo Gustavo Belo Horizonte, e como Produtor, desenvolve os curtas DEVOLVA-ME PARA GILBERTO (Matheus Moura), selecionado pela Lei Paulo Gustavo Minas Gerais. e PARTIDA DE TÊNIS (Meibe Rodrigues).

 

Foi curador da categoria de curta-metragens do Festival ROTA de 2023.

454039871_1197100668088444_8771145821221157497_n.jpg
Matheus Moura

Sócio-Fundador

Produtor e Diretor

bottom of page